Jobim diz que escolha de caças para a FAB será 'seguramente' em 2012

19/05/2011 13:59

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira (17) que a escolha dos caças que vão ser comprados para a Força Aérea Brasileira (FAB) vai ser decidida “seguramente” em 2012.

“Nós temos que aguardar. A matéria está sob a análise da Presidência da República”, afirmou o ministro durante o 23º Fórum Nacional, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio.

O governo brasileiro analisa projetos de França, Suécia e Estados Unidos para compra dos aviões. Em 2009, os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, emitiram comunicado conjunto em que anunciam a intenção da parte do governo brasileiro de entrar em negociação para aquisição de 36 caças GIE Rafale. Depois disso, o governo informou que ainda analisaria outros projetos.

O avião Rafale, da empresa francesa Dassault, compete com o Gripen da sueca Saab e o F/A18 Super Hornet da norte-americana Boeing.

O ex-presidente Lula deixou a decisão sobre compra de caças para a sucessora, Dilma Roussef. Devido ao anúncio do corte no orçamento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em fevereiro deste ano que o governo brasileiro não tem "recursos disponíveis" para comprar caças em 2011.