Embraer lança sistema AHEAD para os jatos Phenom

17/05/2011 13:03
 

Sistema de diagnóstico e análise da saúde da aeronave melhora gestão de manutenção e operação.

São José dos Campos – A Embraer agora oferece o sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis) para clientes dos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. O serviço foi desenvolvido para auxiliar as decisões relativas à manutenção e às operações, por meio da integração dos sistemas embarcados da aeronave, conectividade, publicações técnicas e aplicativos de rede.

“A Embraer tem o comprometimento de disponibilizar soluções robustas de serviço para atender aos clientes. O AHEAD consolida a experiência da aviação comercial adaptada às necessidades do mercado executivo”, disse Edson Carlos Mallaco, diretor de suporte e serviços ao cliente da Embraer – Aviação Executiva. “O sistema pode facilmente ser acessado de qualquer lugar via Internet e, por meio de diversas funcionalidades de monitoramento, análise e diagnóstico, fornece informações atualizadas para a tomada de decisões, com o objetivo de reduzir o tempo de retorno à operação da aeronave.”

O AHEAD oferece alternativas para a extração das informações, que variam de um simples download utilizando um cartão SD até a transferência automática via wi-fi e/ou rede de satélites iridium. Conforme a preferência do cliente, a transferência automática pode ser feita durante ou após o vôo. Após o envio das informações dos sistemas embarcados à Embraer, o AHEAD as salva, integrando-as com as publicações técnicas e fornecendo todas as informações necessárias para apoiar as decisões dos especialistas. Com o diagnóstico antecipado, operadores não somente saberão as condições da aeronave, mas também poderão identificar, com apenas um clique, a solução mais eficiente para cada ocorrência.

As diferentes alternativas possibilitarão aos clientes contar com a conveniência da transferência automática das informações de motor e de manutenção da aeronave ao final de cada voo, aprimorando a comunicação técnica com a sua equipe de manutenção, a rede de centros de serviços autorizados da Embraer e o Contact Center. Clientes com alto índice de utilização da aeronave também se beneficiarão de notificações de posicionamento em tempo real durante decolagens e pousos, bem como alertas críticos durante o voo, de modo a otimizar as decisões operacionais e antecipar possíveis situações de AOG (Aircraft On Ground). Além disso, o AHEAD consolida relatórios elaborados a partir de dados históricos da aeronave.

Perfil-A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2011, a Embraer contava com 17.253 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 16,0 bilhões.|ww.embraer.com.br