Brasileira pilota pela 1ª vez um jato de guerra da Força Aérea Brasileira

09/05/2011 08:48

 

Nesta semana, pela primeira vez, uma brasileira pilotou um jato de guerra da Força Aérea.

Carla Borges tem 28, é solteira, paulista de Jundiaí. Apesar do jeito tímido, a pioneira na aviação de caça tem ambições. Sabe que pode comandar um esquadrão e até a Força Aérea Brasileira.

“Eu como a primeira piloto a chegar na primeira linha, estou mostrando a todas que não tem limite”, disse.

A tenente trabalha com um traje que ajuda a distribuir o sangue, em voos a quase 1.000 km/h.

Na Base Área de Santa Cruz, no Rio, Carla foi a primeira brasileira treinada para missões de ataque no comando de um avião de guerra, o jato AMX.

“É uma aeronave capacitada para cumprir missões de ataque a alvo de superfície, se utilizando de bombas, foguetes, tiros de canhão, mísseis”, explicou o major Denison Ferreira, comandante do Esquadrão Adelphi da FAB.

Um piloto de combate deve ser capaz de se adaptar a uma nova aeronave em pouco tempo. Para aprender a pilotar o AMX, Carla teve apenas dois meses de aulas teóricas e 15 horas de voo com um instrutor. Agora está preparada para voar sozinha “Estou preparada. É uma sensação de liberdade, de poder estar voando sozinha. Realmente ver o mundo todo ao redor”, disse.

Com quatro microcâmeras instaladas no jato de Carla e um cinegrafista em outro avião, a missão da tenente foi registrada. Ela realizou várias acrobacias. Quando pousou, foi recebida pela banda da base área. E ajeitou o cabelo antes do desembarque.

A tradição do batismo com água gelada inaugura uma nova fase da Força Área Brasileira.

“Eu estou muito emocionada. É uma etapa muito importante da minha vida e que serve de exemplo para todas as mulheres que têm o interesse, tanto de vir para a aviação como de conquistar um sonho”, contou. As informações são da TV Globo.